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Saiba tudo sobre os formatos de Filmes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Saiba tudo sobre os formatos de Filmes Empty Saiba tudo sobre os formatos de Filmes Sex Fev 03, 2012 4:52 pm

Renats

Renats
Novato
Novato

Saiba tudo sobre os formatos de Filmes mais comuns..

FORMATOS


CAM

O CAM é um "rip" feito no cinema, normalmente com uma câmera digital. Às
vezes é usado um tripé, mas na maioria das vezes isso não é possível,
deixando a filmagem tremida. Devido aos lugares disponíveis no cinema
também não serem sempre no centro, pode ser filmado com ângulos
diferentes. Se cortado (cropped) adequadamente, é difícil diferenciar, a
não ser que tenha legendas na tela, mas muitas vezes os CAM são
deixados com bordas pretas na parte de cima e de baixo da tela. O som é
gravado com o microfone embutido da câmera e, especialmente em comédias,
risadas são ouvidas durante o filme. Devido a esses fatores, a
qualidade de som e imagem costumam ser muito ruins, mas as vezes, com
sorte, o cinema está quase vazio e apenas baixos ruídos serão ouvidos.


TELESYNC (TS)

Um telesync tem as mesmas características de um CAM, só que usa uma
fonte externa de áudio (normalmente um fone de ouvido na poltrona para
pessoas que não ouvem bem). Uma fonte de áudio direto não garante uma
boa qualidade de áudio, pois muitos barulhos podem interferir. Muitas
vezes um telesync é filmado em um cinema vazio ou da cabine de projeção
com uma câmera profissional, gerando uma melhor qualidade de imagem. A
qualidade varia muito, por isso veja um sample (amostra) antes de baixar
o filme por completo. A maior parte dos Telesyncs são CAMs que foram
rotuladas de forma errada.


TELECINE (TC)

Uma máquina de telecine copia o filme digitalmente dos rolos. O som e a
imagem costumam ser muito bons, mas devido ao equipamento e custos
envolvidos, os telecine são muito raros. Geralmente o filme estará com o
aspect ratio (proporção) correto, apesar de existirem telecine de 4:3
(tela cheia). TC não deve ser confundido com TimeCode , que é um
contador visível e fixo durante todo o filme.


SCREENER (SCR)

ma fita VHS prévia, enviada para locadoras e vários outros lugares,
para uso promocional. Um screener é fornecido de uma fita VHS e
normalmente em 4:3 (tela cheia), apesar de alguns screener com faixas
pretas já terem sido lançados. A maior desvantagem é um "ticker" (uma
mensagem que aparece na parte de baixo da tela com os direitos autorais e
um telefone anti-pirataria). Além de que, se a fita tiver algum número
de série, ou qualquer outra marca que possa denunciar a origem da fita,
esses terão de ser escondidos, normalmente com uma faixa preta em cima.
Isso costuma durar apenas uns segundos, mas infelizmente, em alguma
cópias, dura o filme inteiro e alguns podem ser bem grandes.


R5

R5 se refere a um formato específico de DVD região 5. Em um esforço para
competir com a pirataria, a indústria decidiu criar esse novo formato
que é produzido mais rápido e mais barato do que os tradicionais DVDs. O
que os difere dos DVDs tradicionais é que os R5 são tranferidos
diretamente de um telecine sem qualquer tipo de processamento de imagem,
e sem nenhum adicional. Às vezes os DVDs R5 são lançados sem áudio em
inglês, exigindo que os grupos de pirataria usem o áudio de outra fonte.
Nesse caso o release possui a descrição ".LINE" para distinguir
daqueles que possuem o áudio do original. A qualidade da imagem de um R5
geralmente pode ser comparada com um DVD screener. No final de 2006
alguns grupos como o DREAMLIGHT, mSs e PUKKA passaram a nomear seus
Releases de ".R5" e sugeriram a outros grupos que fizessem o mesmo.


DVD-SCREENER (DVDscr)

Mesmas condições do screener, mas com uma fonte de DVD. Normalmente com
letterbox (faixas pretas), mas sem os extras que o DVD final (de venda
e/ou aluguel) possa ter. O ticker não costuma ficar nas faixas pretas, e
pode atrapalhar a visão. Se o "ripador" tiver o mínimo de conhecimento,
um DVDscr deve sair muito bom. Normalmente passado pra SVCD ou
DivX/XviD.


DVDRip

Uma cópia do lançamento final do DVD. Se possível, é lançado na internet
antes mesmo do DVD de venda e/ou aluguel ser lançado. A qualidade deve
ser excelente. DVDrips são lançados em SVCD e DivX/XviD.


VHSRip

Feitos de VHS de venda e/ou aluguel, sendo a sua maioria os lançamentos de filmes de esportes e de XXX.


TVRip

Episódios de TV que são de redes (capturados usando cabos
digitais/satélite) ou de "PRE-AIR", que usam as fontes de satélites que
mandam o programa pelas redes com alguns dias de antecedências.


PDTV/HDTV

Os PDTV são capturados de uma TV com cartão PCI DIGITAL, normalmente
gerando os melhores resultados. Muitas vezes vemos o rip rotulado como
HDTV também, mas as diferenças entre esses dois termos são apenas
técnicas. Os grupos costumam lançar em SVCD, apesar de rips em
VCD/SVCD/DivX/XviD serem aceitos nos rips de TV.


WORKPRINT (WP)

Um workprint é uma cópia do filme que ainda não foi finalizado. Pode
conter cenas faltando, música, e a qualidade pode variar de excelente a
muito ruim. Alguns WPs são diferentes da versão final (Homens de Preto
está faltando todos os aliens e tem figurantes em seus lugares) e alguns
tem cenas extras (Jay and Silent Bob). WPs podem ser boas aquisições
para a coleção uma vez que já tenha em mãos a versão final.


DivX Reenc

Um DivX re-enc é um filme que foi retirado do VCD e reencodado num
pequeno arquivo DivX. Normalmente são encontrados nos compartilhadores, e
são renomeados como Filme.Nome.Grupo(1of2). Grupos famosos são SMR e
TMD. Esse formato não vale o download, a menos que você esteja incerto
sobre um filme e quer apenas uma versão de 300MB.


Watermarks

Muitos filmes vem de Asian Silvers/PDVD (veja abaixo) e esses são
marcados pelo pessoal responsável. Usualmente com uma inicial ou um
pequeno logo, geralmente num dos cantos. Os mais famosos são as marcas
d'água "Z" "A" e "Globe".


Asian Silvers / PDVD

São produzidos por contrabandistas e são comprados por alguns grupos que
vendem como se fossem deles. Silvers são baratos e facilmente
encontrados em muitos paíes, e é fácil sair um release, e é o motivo de
ter tantos por aí no momento, principalmente de grupos pequenos que não
duram mais que alguns lançamentos. PDVDs são a mesma coisa, mas postos
num DVD. Eles têm legendas à parte, e a qualidade usualmente é melhor
que os silvers. São ripados como um DVD normal, mas são lançados como
VCD normalmente.


WMV/WMA

Formato proprietário da Microsoft para áudio e vídeo no PC. É baseado em
uma coleção de codecs que podem ser usados pelo Windows Media Player
para reproduzir arquivos codificados em vários formatos.


RM/RA/RMVB

É o formato proprietário da Real Networks, uma das principais adversárias da Microsoft no segmento de multimídia online.


MOV

Formato criado pela Apple para o Quicktime, o seu programa de multimídia - também disponível para Windows.


ASF

Advanced Streaming Format. Esta é a resposta da Microsoft à Real Media e à qualquer tipo de media streaming.


SVCD

SVCD é baseado em MPEG-2 (como no DVD), que permite maiores taxas de
variáveis até 2500kbits em uma definição de 480x480 (NTSC), que
descomprimida em uma relação de aspecto de 4:3. Devido ao bit-rate
variável, o comprimento que você pode ocupar em um único CDR não é fixo,
geralmente entre 35-60 min.


VCD

É um formato baseado em MPEG-1, com um bit-rate constante de 1150kbit em
uma definição de 352x240 (NTSC). VCD's são usados geralmente para obter
de uma qualidade mais baixa com o objetivo de tamanhos menores. VCD's e
SVCD's são cronometrados nos minutos e não em MB, assim que ao olhar
um, parecer maior do que a capacidade de disco e na realidade pode cabe
74min em um CDR74.


XVCD / XSVCD

Estes são basicamente VCD/SVCD melhorados. São ambos capazes de
definições e de melhores taxas, muito mas elevadas. Muito difícil de se
encontrar.


KVCD e KSVCD

KVCD é uma modificação ao padrão MPEG-1 e MPEG-2. Habilita criar CDs de
120 minutos com qualidade perto do DVD em CDs de 80 minutos. Porém já
existe especificações que geram vídeos de 528x480 (NTSC) e 528x576 (PAL)
e MPEG-1 com bitrate variável entre 64Kbps e 3000Kbps. Usando um
resolução 352x240 (NTSC) ou 352x288 (PAL), é possível "encodar" vídeos
com até 360 minutos com qualidade perto de um VCD num CD de 80 min.



KDVD

Formato de arquivo 100% compatível com MPEG_2, capaz de rodar em
qualquer DVD Player Standard. Esta tecnologia habilita 6 horas de filme
em Full D-1 720x480 num DVD, ou algo em torno de 10 horas em Half D-1
352x480 no meso DVD.


AVI

Audio Video Interleave. Formato de vídeo mais usado em PCs com o
Windows. Ele define como o vídeo e o áudio estão juntos um ao outro, sem
especificar um codec.


MPEG

É a abreviação de Motion Picture Expert Group e é a fonte de pesquisa
para formatos de vídeo em geral. Este grupo define padrões em vídeo
digital, estão entre eles o padrão MPEG1 (usado nos VCDs), o padrão
MPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padrão MPEG4 e vários padrões de áudio -
entre eles MP3 e AAC. Arquivos contendo vídeo MPEG-1 ou MPEG-2 podem
usar tanto .mpg quanto .mpeg na extensão.


OGM

Pode ser usado à uma alternativa ao .avi e pode conter Ogg Vorbis, MP3 e
AC3 áudio, todos os formatos de vídeo, informação por capítulos e
legendas.


VBR

Bitrate Variável. É possível "encodar" áudio e vídeo com bitrate
variável, o que não usa o mesmo bitrate para o arquivo inteiro (como no
CBR = Bitrate Constante). Partes mais complicadas do vídeo/áudio vão
receber mais bitrate para que a aparência/sonoridade seja melhor, e
assim como partes menos complicadas irão receber menos bitrate.
Geralmente arquivos com VBR são melhores que outros que contém CBR.


Bitrate

Bitrate está diretamente ligado à nitidez (qualidade) do filme/música.
Quer dizer que em formatos de compressão de áudio e vídeo como MPEG3 e
MPEG4, quanto maior for o bitrate mais vezes por segundo o som ou filme
original estará sendo reproduzido. O bitrate pode variar, sendo que
taxas mais altas de bitrate criam som/vídeo de melhor qualidade.


Aspect Ratio Tags

WS - Widescreen (letterbox)

FS - Fullscreen


Codec

É a abreviação de COder/DECoder ou codificador/decodificador.
Equipamento ou programa que converte os sinais analógicos de som, voz e
vídeo em sinais digitais e vice-versa. São exemplos de codecs: DivX,
XviD (video) e MP3/AC3 (som).


DivX / XviD

Dos codecs de última geração sendo o DivX mais antigo. Estão baseados
no formato de compressco MPEG-4, compressão de vídeo de alta qualidade.
Alguns chamam o MPEG-4 de "MP3 do vídeo". Com os arquivos em DivX você
poderá assistir os filmes com qualidade de DVD som de CD, no seu PC.
XVid já possui uma tecnologia melhor que o DivX, portanto necessita de
PCs mais potentes para rodar. XViD é melhor que o DivX.




NTSC / PAL

NTSC e o PAL são os dois padrões principais usados através do mundo.
NTSC tem um frame mais elevado do que o PAL (29fps comparado a 25fps),
mas o PAL tem um definião de melhor qualidade. Os dois tipo de padrões
podem ter variações, sendo que no Brasil usa-se o padrão PAL-M e nos EUA
o NTSC, para TVs, vídeos-*****, DVDs.

AC3

Codec de áudio conhecido como Audio Coding 3, é melhor que o Mp3 e é
sinônimo para o Dolby Digital hoje em dia. Utilizado em alguns filmes
com mais de 2 CDs, devido ao seu tamanho maior.


AAC

Advanced Audio Coding, será o sucessor do AC3. É baseado no AC3, mas
acrescenta uma variedade de melhorias em diversas áreas. Atualmente é
difícil encontrar um player ou hardware que suportem esse novo formato
de áudio.


BIN / CUE

Bin e Cue são dois arquivos pertencentes à uma imagem de CD-R/RW ou DVD.
Alguns releases de SVCD E VCD são lançados nas imagens dos próprios
CDs. Para abri-lo você pode usar tanto o Daemons tools (note que não
nescessita da Cue para fazê-lo se você alterar para mostrar todos os
arquivos, ele abrirá o BIN) ou queimá-lo com o Nero ou CDRWin.
Aconselha-se o CDRWin, por ser o programa que cria esse tipo de imagem.



EXPRESSÕES ENCONTRADAS





PROPER

Devido aos critérios, quem lançar o primeiro Telesync ganhou a corrida
(por exemplo!). Mas se a qualidade desse release for ruim, devido alguns
problemas na imagem ou som, e outro grupo tem outro telesync (ou a
mesma fonte, mas em melhor qualidade) então a expressão PROPER é
adicionada para evitar equívocos. PROPER é a expressão mais subjetiva
encontrada, e as pessoas geralmente pergutam se o PROPER é melhor que a
versão original. Muitos grupos lançam o PROPER em atos de desespero,
para não perder a corrida. Um motivo para o PROPER deve ser sempre
incluso no .NFO.


UNRATED

Versão sem cortes.(Normalmente os vídeos são editados para conseguir um
classificação etária mais ampla nos cinemas, já em DVD são lançados
completos)


LIMITED

Um filme limited significa que ele tem um número de exposições em
cinemas limitados, normalmente estreando em menos de 250 cinemas.
Geralmente filmes pequenos (como filmes de arte) são lançados nesse
estilo.


INTERNAL

Um release interno é feito por vários motivos. Grupos clássicos de DVD
fazem muito isso, visto que eles não serão trapaceados. Também rips de
má qualidade são feitos nesse estilo, para não baixar a reputação do
grupo, ou devido ao grande número já existente do filme. Um lançamento
interno é disponibilizado normalmente em sites afiliados ao grupo, mas
eles não podem ser trocados com outros sites sem a devida permissão.
Alguns INTERNALs ainda correm pelo IRC/Newsgroup, dependendo da
popularidade. Há alguns anos, o grupo Centropy começou a lançar releases
internos, mas num sentido diferente do INTERNAL, isto é, lançava
somente para membros do grupo e não o disponibilizavam.


STV

Straight To Video. Filmes ripados de DVD que nunca foram para o cinema, caíram direto para as locadoras e TVs.


ASPECT RATIO Tags

As expressões de formato são:
WS = Widescreen (letterbox)
FS = Fullscreen.


REPACK/RERIP

Se um grupo lança um rip ruim, eles irão re-lançá-lo, o qual virá com os problemas corrigidos.


NUKED

U rip pode ser "NUKADA", banida por diversas razões. Se o grupo lançar
como TeleSyncs, por exemplo, e não tem nada de "TeleSyncs", ou o filme
tem uma diferença na qualidade do áudio, outro exemplo, a partir de X
minutos de filme. Então o nuke global ocorrerá e o grupo perderá seus
créditos. Verifique sempre antes os releases para não pegar algo que foi
banido, por má qualidade por exemplo. Se um grupo perceber que há algo
errado com uma versão, eles podem requisitar um nuke.


Razões para o NUKE

BAD A/R - Relação de aspecto, distorção do filme. Personagens aparecem muito largos ou finos.

BAD IVTC - Processo de inversão telecine, conversão de framerates está incorreto.
BAD FPS - Não segue o padrão de quadros por segundo vigente.
INTERLACED - Linhas pretas no movimento como a ordem do campo estão incorretas.


DUPE

Dulicada, já foi feito lançamento deste filme anteriormente. Dupe é bem
simples, se algo já existe, então não há razão para ele ser lançado de
novo sem uma razão séria.


SE

(special edition)

Edição Especial



DC

(director's cut)

Versão do diretor.




~Renats

#2Saiba tudo sobre os formatos de Filmes Empty Re: Saiba tudo sobre os formatos de Filmes Sex Fev 03, 2012 4:53 pm

Kayo Raphael

Kayo Raphael
Membro Supremo
Membro Supremo
Olá,
Ótimo tutorial Renats, muitos tem essa dúvida que está sendo esclarecida através deste tópico!Wink

http://forum.zone-pixel.com.br

#3Saiba tudo sobre os formatos de Filmes Empty Re: Saiba tudo sobre os formatos de Filmes Sex Fev 03, 2012 5:22 pm

TheDjPaulo

TheDjPaulo
Membro Supremo
Membro Supremo
Kayo Raphael escreveu:
Olá,
Ótimo tutorial Renats, muitos tem essa dúvida que está sendo esclarecida através deste tópico!Wink

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